No dia 17 de junho de 2022, pelas 18h30m, terá lugar o Seminário sobre Inclusão digital: uma nova forma de combater o isolamento intergeracional, no âmbito da unidade curricular de Seminário do Mestrado em Gerontologia Social.
Resumo:
As tecnologias digitais são ferramentas que podem potencializar a comunicação e conexão entre gerações, evitando isolamento.
Simultaneamente, também devem ser (re)pensadas como espaço que acresce desafios às relações, aos limites éticos e à necessidade de literacia digital.
Com exemplo de famílias transnacionais, em que filhos adultos emigraram, ficando em Portugal as suas figuras parentais, iremos explorar a importância do “novo território digital” na transferência intercultural de normas e valores geracionais nas redes de familiares que podem promover coesão e bem-estar.
Podemos criar impacto positivo nas famílias, evitando que os mais idosos envelheçam desamparadamente e participem, mesmo cá, nos projetos migratórios dos mais jovens.
Doutor Carlos Barros – Investigador Integrado no Research Centre for Communication and Culture da Universidade Católica Portuguesa. Fellow Researcher no Programa de Pós-Doutoramento em Desenvolvimento Humano Integral na Católica Doctoral School e, simultaneamente, Docente na formação de executivos da Católica Lisbon School of
Business & Economics. É External Expert na avaliação de projetos de Ciência e Tecnologia na COST – European Cooperation in Science and Technology.
Doutorado em Psicologia, com especialidade em Psicologia Social pela Universidade de Lisboa, onde integrou o Programa Interdisciplinar de Migrações. Foi gestor de projetos educativos, consultor de Data Science em ONG’s e colaborador em Recursos Humanos.
Inscrição
Inscrição sem certificado | Gratuita
Inscrição com certificado | 5 euros