No próximo dia 8 de abril de 2024, pelas 10h30, será apresentada uma sessão sobre a Síndrome do Imobilismo Geriátrico, por João Tavares (Universidade de Aveiro), dirigida a estudantes e docentes da Licenciatura em Gerontologia Social.
O imobilismo geriátrico é uma síndrome com grande impacto para a saúde e bem-estar das pessoas idosas, cuidadores (formais/informais) e com implicações económicas e sociais relevantes. O seminário no âmbito desta problemática proporciona aos/às estudantes de gerontologia social conhecimentos necessários ao desenvolvimento de competências básicas de análise, de compreensão e de intervenção em diversos contextos para pessoas idosas com risco potencial ou real de vivenciar o imobilismo, com vista à sua prevenção.
Convidado
João Tavares é investigador integrado do grupo de investigação AgeingC, do CINTESIS.
Licenciou-se em Enfermagem em 2004, na Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo Fonseca, fez Mestrado em Gerontologia na Universidade de Aveiro em 2008 e concluiu o Doutoramento em Gerontologia e Geriatria da Universidade do Porto/Universidade de Aveiro em 2014.
Do seu currículo consta o exercício da atividade de enfermeiro no Serviço de Urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e na UCSP – Unidade de Alfarelos, bem como a docência, como Assistente Convidado, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e na Escola Superior de Educação de Coimbra. É atualmente Professor Adjunto da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA).
Com vários trabalhos publicados em revistas de circulação nacional e internacional com arbitragem científica, João Tavares também é coautor de livros dedicados ao cuidador e ao cuidado das pessoas idosas, revisor de revistas científicas como a Geriatric Nursing e membro da AGE Platform Europe nas Task force on dignified Ageing e AGE on Heath Ageing.
Recebeu em 2018 o Prémio de Investigação da Ordem dos Enfermeiros – Secção Regional do Centro.
(Fonte: CINTESIS)