Tornar a Educação Inclusiva uma realidade: Estratégias e Desafios na Prática Educativa

No âmbito da unidade curricular de Prática Educativa I dos mestrados em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais / de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, irá realizar-se no dia 2 de maio, pelas 14h30, uma aula aberta sobre “Tornar a Educação Inclusiva uma realidade: Estratégias e Desafios na Prática Educativa”. A aula aberta terá como convidada Catarina Quadros, Psicóloga da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, com Especialização Avançada em Educação Inclusiva.

Reconhecer, respeitar e valorizar a individualidade de cada criança é a chave para um educador ajudar todas as crianças a atingir o seu máximo potencial. Mas será que temos os recursos para tal?

Inclusiva em contextos muito diferentes. Deste modo, serão exploradas estratégias que podem ser úteis no contexto português, tendo em conta a legislação em vigor. Acrescenta-se ainda, que será feita uma comparação entre a realidade portuguesa e a implementação da Educação Inclusiva num contexto com recursos muito reduzidos, como é o caso de uma escola numa Casa de Acolhimento na Guiné-Bissau.

Convidada:

Catarina Quadros | Psicóloga da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, com Especialização Avançada em Educação Inclusiva

Destinatários: Estudantes dos Mestrados em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais / de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do