Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Processo de submissão

As sessões paralelas decorrem com a apresentação de comunicações orais e a realização de workshops dentro do âmbito EIPE 2019.

A submissão de trabalhos será realizada em duas fases:

  • Submissão do resumo
  • Submissão do texto (artigo)os textos submetidos serão sujeitos a dupla revisão cega por pares. Cada um dos que for selecionado constituirá capítulo de livro que será publicado no último trimestre de 2020, com a chancela da Escola Superior de Educação de Coimbra e da organização do evento.

Tema EIPE 2020

A formação de Professores e Educadores: das Políticas às Práticas Supervisionadas

Eixos temáticos

Eixo 1 | Práticas e supervisão em educação
Enquadra propostas centradas nas práticas contextualizadas de formação docente, na reflexão crítica sobre a supervisão no contexto do desenvolvimento profissional de educadores e professores, na complexidade dos papéis dos atores do processo e/ou nas diferentes estratégias e práticas de supervisão pedagógica.

Eixo 2 | Dos métodos às didáticas específicas
Integra estudos sobre as diferentes disciplinas escolares, incorporando a problemática dos métodos e das estratégias adequadas ao ensino e à aprendizagem, nomeadamente, as relações e os processos didáticos, convocando o seu caráter educativo e crítico, bem como a reflexão sobre o lugar e o papel da didática, e da didática específica, na formação de educadores e professores.

Eixo 3 | Políticas educativas e desenvolvimento curricular
Acolhe estudos no âmbito das políticas educativas, em geral ou da formação inicial e contínua de educadores e professores, nomeadamente, sobre as políticas curriculares contemporâneas, seja pelo viés dos modelos, pelo quadro normativo dos textos curriculares ou no quotidiano das práticas escolares, incorporando ideologias e lógicas de ação concretas.