Entre os dias 3 de abril e 8 de maio de 2024, decorrerá a VII Edição do Projeto Viajar com Livros e que envolverá Estudantes e Docentes da Escola Superior de Educação de Coimbra.
Os/as interessados/as em participar como Contadores/as de Histórias devem inscrever-se AQUI.
Numa sociedade em constante mudança, urge perspetivar uma formação de professores dinâmica, capaz de interpretar os sinais do tempo. Se pretendemos que os futuros professores apliquem, nas suas práticas pedagógicas, abordagens inovadoras e eficazes, adequadas à heterogeneidade da população escolar, é imperativo que a sua formação inicial seja completa quer no domínio deontológico, quer no domínio epistemológico, mas essencialmente a nível prático com carácter reflexivo.
O Projeto Internacional Viajar com Livros, pela sua natureza dinâmica, interativa e promotora de cooperação, apresenta-se como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de partilha de conhecimentos, saberes e experiências culturais, promovendo o património literário português e caboverdiano.
O foco numa prática pedagógica cada vez mais interdisciplinar e integradora, enquanto processo de desenvolvimento pessoal e profissional, é de grande pertinência nesta iniciativa levamos a cabo, dando arranque à VII edição do PVL. Em termos práticos, o compromisso deste projeto baseia-se num conjunto de princípios e ações que permitem apostar com renovada ênfase a vertente internacional do ensino superior e da cooperação. O grande propósito desta iniciativa integra a componente 2 do projeto: Narração de histórias de literatura infantojuvenil em formato digital e síncrono, através da plataforma zoom, durante um mês, num ano letivo, proporcionando momentos de leitura, escuta de histórias, interações com crianças e profissionais de educação de várias entidades de Portugal e Cabo Verde, promovendo o património cultural e literário português e caboverdiano. Os principais objetivos desta iniciativa incidem sobre:
1. Promover o gosto pela leitura nos alunos das escolas do ensino básico de Cabo Verde;
2. Contribuir para a formação de cidadãos, permitindo a todos o acesso às informações e à perceção das imensas possibilidades de que dispõe um ambiente como a biblioteca, num contexto de conhecimento, sabedoria e informação;
3. Despertar as crianças para o gosto e interesse pela leitura, transformando a biblioteca num local onde a educação, o ensino e o lazer poderão encontrar-se;
4. Conhecer várias formas de expressão da linguagem;
5. Despertar a curiosidade para pesquisa de assuntos variados com o objetivo de transpor este conhecimento para outras áreas, adquirindo uma postura crítica, reflexiva e interativa.