Webinar “Valorizar a nossa Terra: formar e educar para a sustentabilidade”

No próximo dia 22 de abril, Dia Mundial da Terra, a Escola Superior de Educação de Coimbra irá assinalar a data com a realização do Webinar sobre a importância dos recursos naturais, apelando à adoção de comportamentos que resultem na sua utilização responsável. O Webinar terá como tema central “Valorizar a nossa Terra: formar e educar para a sustentabilidade” com início previsto para as 14h00 e com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

A Escola Superior de Educação de Coimbra – ESEC tem implementado um conjunto de iniciativas com o objetivo de incentivar a comunidade académica a fazer mais e melhor pelo ambiente, através do desenvolvimento de Projetos que se enquadrem nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em 2019, a Escola recebeu a Bandeira Verde, Galardão Eco-Escolas, e com entusiasmo tem continuado a realizar Planos de Ação em prol da sustentabilidade, mantendo orgulhosamente o Galardão.

O Webinar realiza-se no âmbito do Plano de Ação Eco-Escolas para o ano letivo 2020/2021 e é de acesso livre, dirigido a todos os interessados.

Entrar no webinar Zoom

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83422256696?pwd=MzZWR01KUkREaDgzVllJ…

ID da reunião: 834 2225 6696

Senha de acesso: 021906


14h00 – “Informar e formar para promover a transição”

Susana Fonseca é membro da Direção da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e coordenadora da área temática “Sociedades Sustentáveis e novas Formas de Economia”.

Doutorada em Sociologia pelo ISCTE, é investigadora de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido a sua atividade sempre na área da Sociologia do Ambiente.

Integra o grupo de fundadores da Coopérnico – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável, CRL e é membro da Direção. Foi membro da Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza entre 2003 e 2011


14h30 – “A economia circular aplicada à gestão de resíduos”

Susana Paixão é Professora adjunta do Departamento de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra.

Doutora em Geografia pela Universidade de Coimbra (UC), Mestre em Educação Ambiental pela UC. É especialista em Saúde Ambiental, Licenciada em Saúde Ambiental e bacharel em Higiene e Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC).

Iniciou a sua atividade como professora convidada no Departamento de Saúde Ambiental da ESTeSC-IPC em 1999 e é professora de carreira desde 2007.

Ocupou cargos de Técnica de Saúde Ambiental no Departamento de Resíduos da Direção Regional do Ambiente do Centro de 1997 a 2003 e no Departamento de Saúde Pública do Centro de Saúde de Pombal de 2003 a 2007.

É Presidente da Sociedade Portuguesa de Saúde Ambiental, da Federação Internacional de Saúde Ambiental , coordenadora do Núcleo Saúde e Ambiente da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia e investigadora do Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território  (CEGOT).

Tem uma vasta experiência em contexto nacional e internacional, colaborando com diversas revistas cientificas e fazendo palestras nas diferentes temáticas da Saúde Ambiental.


15h00 – “Espécies invasoras: desde os impactes nos ecossistemas até aos contributos de cada cidadão”

Hélia Marchante é Bióloga focando a sua investigação na área das plantas invasoras. Fez doutoramento em Biologia/Ecologia (2011) pela Universidade de Coimbra, em colaboração com a Universidade da Cidade do Cabo (África do Sul). É docente na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, desde 1997, tendo como áreas principais de ensino a Biologia, Botânica e Dendrologia, Gestão de Espécies Invasoras e Biologia da Conservação. É também investigadora no Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet onde participa em vários projetos sobre plantas invasoras, incluindo temas como avaliação de impactes, gestão de áreas invadidas e controlo natural, entre outros. Publica regularmente sobre a sua temática de investigação sendo autora de dezenas de publicações incluindo artigos científicos e de divulgação, capítulos de livros e livros. Está envolvida em atividades diversificadas de consultoria, comunicação de ciência, sensibilização ambiental e projetos de ciência cidadã – sempre focados na temática das plantas invasoras.