Irá realizar-se no dia 20 de novembro, das 9h30 às 16h30, na Sala de Ensaios da ESEC, o Workshop “O canto coletivo em diferentes contextos educativos e artísticos: do canto em conjunto à prática coral – Da primeira infância, à puberdade… até às vozes adultas”.
Este Workshop dinamizado por José Carlos Tomé Rosado Bago d’Uva pretende propiciar aos participantes a aquisição de conhecimentos na preparação e desenvolvimento da voz, em agrupamentos vocais.
Custo (inclui certificado de participação)
Alunos e ex-alunos da licenciatura em Estudos Musicais Aplicados ou Música da ESEC – 10€
Público geral – 20€
» INSCRIÇÃO (número limitado de inscrições)
José Carlos Bago d’Uva
Mestre em Educação Musical, exerce a docência desde 1987. Iniciou em 1990 estudos na área de pedagogia do canto coral e técnica vocal com Vianey da Cruz e de direção coral com Edgar Saramago, tendo frequentado desde então diversos cursos de aperfeiçoamento em Portugal e no estrangeiro. Dirigiu vários agrupamentos corais em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira (RAM). Entre 2003 e 2014 exerceu a docência em regime de requisição pela Secretaria Regional da Educação da RAM, tendo então desempenhado as funções de Coordenador da Modalidade Artística de Canto Coral escolar, na Direção de Serviços de Educação Artística. De 2010 a 2014 foi responsável pelo projeto “Crescer a Cantar” nas escolas da RAM. Foi então Professor Assistente Convidado pelo Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE) onde ministrou as classes de Técnica Vocal e Técnicas Básicas de Direção Coral, no curso de Licenciatura de Professores de Educação Musical do Ensino Básico.
Certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, orienta desde 2004 ações de formação nos domínios da voz, pedagogia do canto coral e ainda de direção coral em contexto escolar, áreas em que regista vários artigos publicados.
Autor do livro-multimédia Crescer a Cantar – Aplicações Metodológicas e Programáticas para a Prática do Canto Coral em Contexto Escolar e Coros em Geral (2017), é professor do Q. A. no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, em Lagos, onde desenvolve desde 2015 o projeto «Crescer a Cantar na Gil», tendo já a seu cargo no último ano letivo mais de 850 alunos, do pré-escolar ao 2º ciclo do ensino genérico e adultos. Paralelamente, tem colaborado com a ONG FFHI – Fraternidade, Federação Humanitária Internacional em ações de voluntariado no domínio da “Música em Contexto de Educação em Emergência”, em diversos países da América do Sul e Angola.
Por várias vezes tem sido convidado a integrar a equipa pedagógica dos Cursos de Verão de Direção Coral e Técnica Vocal de Vila Franca de Xira.