inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação

Ao abrigo de um protocolo estabelecido entre o Politécnico de Coimbra e o Politécnico de Porto, o  Centro de Investigação & Inovação em Educação (inED) tem um Polo no Instituto de Investigação Aplicada (i2A) do Politécnico de Coimbra, com instalações próprias na Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (ESEC).

O inED é um centro avaliado e reconhecido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e que tem como instituição principal de gestão o Instituto Politécnico do Porto. Os objetivos do inED são fomentar a investigação e a inovação nas áreas da formação de professores e educadores, dos desafios da sociedade e educação, da educação especial e inclusão, e da cultura, arte e educação, dando prioridade a cooperações com outras entidades nacionais e internacionais, nomeadamente através de projetos e formações.

 

Díaz-Burgos, A., García-Sánchez, J.N., Álvarez-Fernández, ML., Brito-Costa, S. (2024). Current Situation Due to the Persistent Impact of COVID19 Lockdown on Digital Skills. In: Tomczyk, Ł. (eds) New Media Pedagogy: Research Trends, Methodological Challenges, and Successful Implementations. NMP 2023. Communications in Computer and Information Science, vol 2130. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-63235-8_11

Ana Rita Teixeira, Sónia Brito-Costa, Anabela Gomes (2024). Colors in Mind: A Comprehensive Study on the Neurological Impact of Saturation. AHFE International. Health Informatics and Biomedical Engineering Applications, Vol. 142, 2024, 1–7 https://doi.org/10.54941/xxxxxx in press

Carvalho, J., Couceiro, T., Gomes, T., Neves Rodrigues, R. I., Sacramento , J., Pereira , R., Freitas , Y., Costa , C., & Martins , F. (2024). Desenvolver o Pensamento Computacional através do Ensino Exploratório numa Aula de Matemática do 4.º Ano de Escolaridade. DEDiCA Revista De Educação E Humanidades (dreh), (22), 259–292. https://doi.org/10.30827/dreh.22.2024.30107

Cayolla, R., Biscaia, R., Baumeister, R. F., Fetscherin, M., Brito-Costa, S., Duarte, I., & Castelo-Branco, M. (2024). The neural bases of sport fan reactions to teams: Evidence from a neuroimaging study. Journal of Consumer Behaviour, , 1-13. https://doi.org/10.1002/cb.2247

Díaz-Burgos, A., García-Sánchez, J., Álvarez-Fernández M:L:, & Brito-Costa, S. (2024). Psychological and Educational factors of digital competence optimization interventions pre-post COVID19 lockdown: A Systematic review, Sustainability, 2023. Sustainability 2024, 16(1), 51; https://doi.org/10.3390/su16010051

Ferreira, R., Silva, A., Freitas, Y. A., Costa, S. L., & Martins, F. (2024). SÍMBOLOS NACIONAIS E REPRESENTAÇÕES DE NÚMEROS RACIONAIS EM PRÁTICAS STEAM. APEduC Revista-Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, 5(1), 48-64. https://doi.org/10.58152/APEduCJournal.440

Gomes, R., Martins, F., Dias, G., Mendes, R. (Eds.) (2024). Estudos em Desporto e Atividade Física I. Coimbra. ESEC—IPC (ISBN: 978-989-99491-7-1)

Gomes, R., Mendes, R., Ferreira, A., Mendes, R., Dias, G., Martins, F. (2024) Physical and Physiological Demands of Amateur Portuguese Field and Assistant Football Referees. Sports, 12, 133. https://doi.org/10.3390/sports12050133

Mercader Rubio, I.; Gutiérrez Ángel, N.; Brito-Costa, S.; Carrión-Martínez, J.J. (2024). Editorial: Benefits of emotional intelligence in the educational and health sphere, Frontiers in Psychology, 2024 | Journal article. DOI: 10.3389/fpsyg.2024.1359150

Pereira, M., André, A., Monteiro, M., Castro, M., Mendes, R., Martins, F., Gomes, R., Vaz, V., & Dias, G. (2024). Methodology and experimental protocol for studying learning and motor control in neuromuscular structures in Pilates. Healthcare, 12(2):229. https://www.mdpi.com/2227-9032/12/2/229

Ricardo Cayolla; Rui Biscaia; Roy F. Baumeister; Marc Fetscherin; Sónia Brito‐Costa; Isabel C. Duarte; Miguel Castelo‐Branco. (2024). The neural bases of sport fan reactions to teams: Evidence from a neuroimaging study, Journal of Consumer Behaviour, 2024-03 | Journal article. DOI: 10.1002/cb.2247

Rocha, S., Santos, C., Conceição, A., Palotino-Ferreira, B., Morais, D., Chavane, F., Dias, C., Bachi, A., Mendes, R., Brito-Costa, S., Silva, S., & Furtado, G. (2024). Implementing regular physical activity for older individuals in the family strategy program using the RE-AIM framework to ensure feasibility and sustainability: EISI study protocol. Contemporary Clinical Trials Communications, Elsevier, 39, https://doi.org/10.1016/j.conctc.2024.101311

Sacramento, J., Bento, M., & Martins, F. (2024). Innovating Pedagogical Practices in Elementary Schools through Educational Robotics. IN J. Lencastre e M. Bento (Eds.) STEAMING AHEAD: Fostering Critical Thinking, Problem-Solving and Creativity (pp.117–124), Braga: Research Centre on Education (CIEd), Institute of Education, University of Minho. (ISBN 978-989-8525-82-6)

Silva, C., Mendonça, C., Cadima, J., Rodrigues, R. N., Sacramento, J., Pires, E., Freitas, Y., Costa, C., Martins, F. (2024). The Exploration of the SuperDoc Robot through an Explanatory Teaching Model. IN J. Lencastre e M. Bento (Eds.) STEAMING AHEAD: Fostering Critical Thinking, Problem-Solving and Creativity (pp.127–162), Braga: Research Centre on Education (CIEd), Institute of Education, University of Minho. (ISBN 978-989-8525-82-6)

Silva, R., Costa, C., & Martins, F. (2024). Pre-service teachers’ perceptions towards integrating educational robotics in the primary school. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 20(4), em2419. https://doi.org/10.29333/ejmste/14356

Sílvia Maria Espada, Maria Fernanda Antunes, Ana Rita Teixeira, Hugo De Almeida, Sónia Brito-Costa (2024). Exploring Ecotoy Perception Through Eye-Tracking Technology: Insights from Cognitive Science and HCI Research. Euro-Mediterranean Conference for Environmental Integration (EMCEI-24), held in Marrakech, Morocco, 15–18 May. in press

Saulo Vasconcelos Rocha, Alves, C., Ariani França Conceição, Bruna Maria Palotino-Ferreira, Danilo Barbosa Morais, Félix Salvador Chavane, Rego, C., Lacerda, L., Mendes, R., Sónia Brito-Costa, Silva, S., & Guilherme Eustáquio Furtado. (2024). Implementing Regular Physical Activity for Older Individuals in the Family Strategy Program using the RE-AIM Framework to Ensure Feasibility and sustainability: EISI Study ProtocolContemporary Clinical Trials Communications, 101311–101311. https://doi.org/10.1016/j.conctc.2024.101311

Teixeira, A.R.; Brito-Costa, S.; Espada, S.; Antunes, M.F. (2024). Brain Computer Interface: Behavioral Differences in the Calmness Level and Reading Time, Considering Screen or Paper, Serif or Sans Serif Typefaces, Springer Series in Design and Innovation. 2024 | Book chapter. DOI: 10.1007/978-3-031-47281-7_3

Teixeira, A.R., Brito-Costa, S., de Almeida, H. (2024). Optimizing Reading Experience: An Eye Tracking Comparative Analysis of Single-Column, Two-Column, and Three-Column Formats. In: Mori, H., Asahi, Y. (eds) Human Interface and the Management of Information. HCII 2024. Lecture Notes in Computer Science, vol 14689. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-60107-1_5

Teixeira, A., Brito-Costa, S., Espada, S., & Antunes, F. (2024). El poder de los elementos tipográficos en el proceso de lectura: protocolos experimentales utilizando eye tracking. In Mercader Rubio, I., Gutiérrez Ángel, N., Martínez, M., & Esteban, M. Nuevos escenarios psicológicos, educativos y sociales en la educación superior. Colección Horizontes-Universidad. 1 Ed, Ediciones OCTAEDRO, S.L., Barcelona, ISBN: 978-84-10054-17-2. Publicado em maio 2024

 

inED Porto

Email: ined-coimbra@esec.pt

Telefone: 239 793120