Coletânea – A formação de professores e educadores: das políticas às práticas supervisionadas

O e-book “A formação de professores e educadores: das políticas às práticas supervisionadas”, editado pela Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, reúne um conjunto de textos centrados em práticas contextualizadas de formação inicial de professores em articulação com a investigação.

Editores:
Fernando Martins
Luís Mota
Sílvia Espada

O livro foi editado apenas em formato eletrónico e está disponível para download.

Educação para a diversidade. Um projeto de investigação-ação centrado na solidariedade

Carla Madeira, Amélia Marchão

Um modelo supervisivo para a formação inicial de professores do 1.o CEB.

João Rocha

A Prática de Ensino Supervisionada e o desenvolvimento de Competências Profissionais

Rosa Martins, Ana Silva, Íris Oliveira, Cristina Mateus, Dulce Noronha-Sousa, Estrela Paulo

A reflexão no Estágio: uma prática partilhada para a aprendizagem profissional docente

Carlos Alberto Ferreira, Ana Maria Bastos

Histórias(s) do Grupo Projeto Creche: Teia(s) de Aprendizagem

Isabel Simões Dias

Ensino superior e didáticas ativas no ensino da geografia. Recursos improváveis

Miguel Castro

 Projeto Hora M

Márcio Nascimento, Cristina Matos

Projeto cinoterapia: forma de intervenção na Perturbação do Espectro do Autismo

Cátia Mariano, Emília Bigotte de Almeida

A bidimensionalidade e a tridimensionalidade na ilustração infantil

Maria Antunes, Sílvia Espada

A Expressão Plástica e a Relação com a Natureza – Dinâmicas em Contexto de Creche

Laura Santos, Bartolomeu Paiva, Sílvia Espada, Patrícia Silva

Salto à Mata: Educação na natureza no 1.o Ciclo do Ensino Básico

Isabel Duque, Marlene Migueis, Emília Bigotte de Almeida, Ana Coelho, Vera do Vale, Aida Figueiredo

Aprendizagens matemáticas no recreio: uma experiência na educação pré-escolar

Sara Pereira, Cecília Costa

Desenvolvimento de conceitos geométricos na creche: uma tarefa com figuras geométricas e cores

Ana Ribeiro, Cecília Costa

Pico, pico, saranico, quem te deu tamanho bico? – Ampliar, no 1.o CEB o léxico a partir de textos tradicionais.

Daniela Brites, José Sacramento, Natália Pires

Desenvolvendo Noções Espaciais Através da Cartografia

Andreia Subtil, Vera do Vale

Discalculia: estratégias de Intervenção com recurso ao material cuisenaire

Rui Ramalho, Ana Quelhas, Gabriela Amado

Quando a Expressão Plástica e a Matemática dão as mãos

Mariana Dinis, Ana Gomes, Sílvia Espada, Virgílio Rato, Fernando Martins

Literacia Financeira a partir de Jogos Tradicionais Infantis: uma experiência no 1.o CEB

Beatriz Costa, Susana Lucas, Francisco Campos, Fernando Martins

Adição de números naturais usando a plataforma HypatiaMat

Daniela Pires, Paulo Santos, Ana Santiago, Fernando Martins