O e-book “A formação de professores e educadores: das políticas às práticas supervisionadas”, editado pela Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, reúne um conjunto de textos centrados em práticas contextualizadas de formação inicial de professores em articulação com a investigação.
Editores:
Fernando Martins
Luís Mota
Sílvia Espada
O livro foi editado apenas em formato eletrónico e está disponível para download.
Educação para a diversidade. Um projeto de investigação-ação centrado na solidariedade
Carla Madeira, Amélia Marchão
Um modelo supervisivo para a formação inicial de professores do 1.o CEB.
João Rocha
A Prática de Ensino Supervisionada e o desenvolvimento de Competências Profissionais
Rosa Martins, Ana Silva, Íris Oliveira, Cristina Mateus, Dulce Noronha-Sousa, Estrela Paulo
A reflexão no Estágio: uma prática partilhada para a aprendizagem profissional docente
Carlos Alberto Ferreira, Ana Maria Bastos
Histórias(s) do Grupo Projeto Creche: Teia(s) de Aprendizagem
Isabel Simões Dias
Ensino superior e didáticas ativas no ensino da geografia. Recursos improváveis
Miguel Castro
Projeto Hora M
Márcio Nascimento, Cristina Matos
Projeto cinoterapia: forma de intervenção na Perturbação do Espectro do Autismo
Cátia Mariano, Emília Bigotte de Almeida
A bidimensionalidade e a tridimensionalidade na ilustração infantil
Maria Antunes, Sílvia Espada
A Expressão Plástica e a Relação com a Natureza – Dinâmicas em Contexto de Creche
Laura Santos, Bartolomeu Paiva, Sílvia Espada, Patrícia Silva
Salto à Mata: Educação na natureza no 1.o Ciclo do Ensino Básico
Isabel Duque, Marlene Migueis, Emília Bigotte de Almeida, Ana Coelho, Vera do Vale, Aida Figueiredo
Aprendizagens matemáticas no recreio: uma experiência na educação pré-escolar
Sara Pereira, Cecília Costa
Desenvolvimento de conceitos geométricos na creche: uma tarefa com figuras geométricas e cores
Ana Ribeiro, Cecília Costa
Pico, pico, saranico, quem te deu tamanho bico? – Ampliar, no 1.o CEB o léxico a partir de textos tradicionais.
Daniela Brites, José Sacramento, Natália Pires
Desenvolvendo Noções Espaciais Através da Cartografia
Andreia Subtil, Vera do Vale
Discalculia: estratégias de Intervenção com recurso ao material cuisenaire
Rui Ramalho, Ana Quelhas, Gabriela Amado
Quando a Expressão Plástica e a Matemática dão as mãos
Mariana Dinis, Ana Gomes, Sílvia Espada, Virgílio Rato, Fernando Martins
Literacia Financeira a partir de Jogos Tradicionais Infantis: uma experiência no 1.o CEB
Beatriz Costa, Susana Lucas, Francisco Campos, Fernando Martins
Adição de números naturais usando a plataforma HypatiaMat
Daniela Pires, Paulo Santos, Ana Santiago, Fernando Martins