E-book “TPACK – uma ferramenta para a integração da tecnologia no ensino e na aprendizagem”

Nota de abertura

De um modo geral, considera-se consensual, por parte da comunidade científica, as potencialidades e benefícios que o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC)

pode trazer à área da educação. Estas mais-valias observam- se desde os processos de ensino e de aprendizagem até aos resultados alcançados pelos alunos. Além disso, as TIC também vieram alterar a forma como o conhecimento é construído e aprofundado, aumentando consideravelmente a eciência das atividades baseadas no conhecimento. As TIC tornaram-se, assim, uma ferramenta imprescindível aos agentes que trabalham com o conhecimento, desde investigadores e professores a alunos.

Atendendo à celeridade com que as TIC começaram a fazer parte da sociedade e, em particular, na educação, foi premente que organizações internacionais como a Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) ou a United Nations Educational, Scientic and Cultural Organization (UNESCO) se debruçassem sobre quais as novas competências e conhecimentos necessários que um estudante, no século XXI, deveria adquirir, durante o seu

percurso escolar, por forma a tornar-se um cidadão integrado e bem-sucedido na sociedade.

No documento lançado pela UNESCO ICT Competence Framework for Teachers (2008) é referido que os professores devem estar cientes de que um dos objetivos da alfabetização tecnológica é permitir que os cidadãos, onde os alunos, naturalmente, se incluem, usem as TIC para apoiar o desenvolvimento social e melhorar a produtividade económica. Os professores deverão, como tal, estar atentos a estes objetivos políticos e serem capazes de identificar as

componentes que, nos currículos, lhes correspondem.

O projeto da OECD (2018), The future of education and skills Education 2030, foi lançado para delinear a educação do futuro e, embora este não se possa prever, é necessário que estejamos preparados para ele, analisando e prevendo tendências. Com este projeto, a OECD pretende ajudar os países a encontrar respostas para duas questões de grande alcance: “Que conhecimentos, competências, atitudes e valores precisam os estudantes de hoje para terem sucesso no seu mundo, em 2030?” (OECD, 2018, p. 2) e “Como é que os sistemas de ensino podem desenvolver esses conhecimentos, competências, atitudes e valores de forma eficaz?” (OECD, 2018, p. 2).

Recentemente, tem vindo a ganhar mais preponderância uma educação conectada globalmente, com facilidade de acesso ao conhecimento, inovadora, de exigência constante

e com desenvolvimento de novas competências e conhecimentos, muito relacionadas com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (STEAM). A tecnologia desempenha, aqui, um papel influente, pois possibilita a aprendizagem de determinados domínios de forma mais eficaz, tornando os alunos mais independentes na sua própria aprendizagem e forçando os professores a assumir um novo papel – o de facilitadores – que os guiarão por meio do seu processo de aprendizagem.

Conscientes do papel preponderante que a tecnologia tem vindo, cada vez mais, a desempenhar na educação, e de que os futuros professores necessitam sempre de uma formação inicial de qualidade que os prepare para a sua futura profissão, apresentamos este e-book, onde podemos encontrar uma resenha sobre um dos quadros conceptuais teóricos mais divulgado da atualidade, acerca da integração da tecnologia no processo de ensino e de aprendizagem.

Este e-book, que resulta, em parte, do trabalho de doutoramento do primeiro autor, pode funcionar como um manual de fácil consulta para todos aqueles que, num futuro próximo, pretendam fazer uma integração eficaz da tecnologia nas suas práticas letivas, por forma a potenciar as aprendizagens dos seus alunos, quer sejam futuros educadores e professores ou educadores e professores já no ativo. Tal como refere Ertmer (2010), é altura para mudar a nossa mentalidade e ter a consciência de que a tecnologia é uma ferramenta de ensino extra e que assume, tal como em muitas outras profissões, um papel essencial para se obterem resultados mais bem-sucedidos nas aprendizagens dos alunos.

Assim, organizou-se este e-book em seis partes:

  1. A primeira parte foca a problemática deste ensaio, onde é salientada a importância da integração da tecnologia nas práticas dos futuros professores e de quão fundamental é a formação destes, para um desempenho eciente na sua futura profissão, por forma a potenciar as aprendizagens dos seus alunos.
  2. A segunda parte aborda os fundamentos do quadro conceptual de conhecimento profissional TPACK bem como o seu desenvolvimento.
  3. Na terceira parte é descrito como, a partir do quadro conceptual TPACK, foi desenvolvido o quadro conceptual M-TPACK.
  4. Na quarta parte são abordadas as diferentes estratégias, referenciadas na literatura, para o desenvolvimento do quadro conceptual TPACK.
  5. Na quinta parte são apresentados diferentes instrumentos, referenciadas na literatura, usados para a avaliação do quadro conceptual TPACK.
  6. Na sexta e última parte, são apresentadas, recorrendo a diversos autores, conclusões do ensaio, onde é sintetizada a ideia da importância do quadro conceptual TPACK no desenvolvimento profissional quer seja de um futuro professor ou de um professor já no ativo.

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