Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
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Objetivos

Efeitos a produzir: Mudança de práticas, procedimentos ou materiais didáticos

  • Sensibilizar os educadores de infância para o desenvolvimento sustentado de competências literácitas no pré-escolar e a sua importância como preditores de sucesso posterior no âmbito da linguagem e da língua materna;
  • Introduzir práticas de promoção e sensibilização à leitura em ambiente pré-escolar, bem como atividades de desenvolvimento da consciência fonológica;
  • Melhorar os níveis de compreensão de leitura e de expressão oral e escrita no 1º e 2º ciclos, o conhecimento gramatical e literário através da modificação das práticas docentes do ensino;
  • Renovar práticas didáticas em torno da Gramática no básico e secundário;
  • Incentivar modos de atuação e de trabalho no âmbito da educação literária no básico e secundário;
  • Aprofundar técnicas de ensino e treino da escrita criativa nos diferentes ciclos de ensino e de acordo com as metas para cada um deles, numa lógica de continuidade e de progressão;
  • Redefinir estratégias didáticas em torno da oralidade e da avaliação da comunicação oral;
  • Partilhar experiências pedagógicas e de renovação no âmbito do Ensino e aprendizagem da competência da expressão/compreensão;
  • Produzir materiais didáticos para a didática do Português nos domínios que compõem as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE), os Programas e as Metas curriculares para os ensinos básico e secundário;
  • Criar nos agrupamentos uma dinâmica interna de formação continuada no âmbito do ensino do Português;
  • Envolver a ESEC num projeto de formação contínua, articulado com os agrupamentos e prolongado no tempo;
  • Disponibilizar a nível regional materiais de formação, materiais didáticos e materiais de avaliação no domínio da aprendizagem da leitura, da expressão escrita, da gramática e da literatura para os ciclos em causa;
  • Promover a articulação curricular, tal como previsto nos Programa de Português e nas Metas curriculares;
  • Promover o trabalho didático em torno dos textos orais em português padrão, segundo tipologias e géneros textuais específicos, complexificando progressivamente as suas diferentes dimensões e caracterizações; 

  • Desenvolver competências que permitam conduzir aos docentes promover junto dos alunos a decodificação do texto escrito, com vista a uma leitura individual fluente; 

  • Ensaiar soluções pedagógicas que conduzam à atratividade dos alunos sobre a leitura de textos, de diferentes géneros;

  • Produzir materiais capazes de motivar os alunos a redigir com correção linguística e a produzir textos com objetivos críticos, pessoais e criativo; conhecendo e mobilizando as diferentes etapas da produção textual: planificação, textualização e revisão;

  • Incentivar os docentes a 
monitorizar, de formas variadas e regulares, a compreensão e a produção de textos orais e escritos a mobilização de conhecimentos gramaticais e de expressão literária e não literária, de modalidades gradualmente mais complexas.