Como unidade de I&D, o CiTUR foi fundado em 2008 no IP Leiria e reconhecido pela FCT em 2014. Desde 2018, o Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo é uma unidade I&D do subsistema politécnico de ensino superior nacional: associa 17 instituições (universidades e politécnicos) e envolve mais de 200 investigadores.
O Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo – Coimbra (CiTUR Coimbra) é um polo da unidade de investigação designada por Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR), constituído nos termos do artigo 3.º do Regulamento da Unidade de Investigação, tendo sede na Escola Superior de Educação de Coimbra.
O CiTUR Coimbra acolhe Membros Integrados e Colaboradores, que podem intervir em uma ou mais do que uma das atividades técnico-científicas que em cada momento estejam a decorrer. Para a qualidade de Membro Integrado, além do grau de doutor é exigida, em cada biénio, uma produção técnica e científica com um valor mínimo considerado suficiente, segundo os critérios definidos para o efeito pelo Conselho Científico do CiTUR. Os investigadores que pretendam ser Membros Integrados do CiTUR Coimbra e cumpram os critérios definidos para o efeito pelo regulamento do CiTUR são aprovados pela Comissão Científica do CiTUR Coimbra, sob proposta da Comissão Coordenadora do Polo, devendo essa aprovação ser objeto de ratificação pelo Conselho Científico do CiTUR. Os investigadores que pretendam ser Membros Colaboradores do CiTUR Coimbra são aprovados pela respetiva Comissão Científica, sob proposta da Comissão Coordenadora do Polo. Os Membros (integrado ou colaborador) do CiTUR Coimbra podem solicitar a suspensão da sua condição de Membro (integrado ou colaborador), por razão justificável e por um período definido, deixando, nesse caso, de integrar o quórum dos órgãos que integrem. Os Membros integrados do CiTUR Coimbra obrigam-se aos critérios de produtividade e de validação da sua própria condição de Membro que constem do Regulamento do CiTUR.
Centre Info | https://citur-tourismresearch.com
O Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo tem como missão o desenvolvimento de investigação aplicada com caráter multidisciplinar e interdisciplinar, a produção e partilha do conhecimento científico em turismo.
Ser líder em investigação aplicada, desenvolvimento e inovação; ser reconhecido pela sociedade civil e empresarial pela superior capacidade de gerar e partilhar conhecimento em turismo.
Lista de Investigadores do CiTUR alocados ao CiTUR Coimbra:
| Comissão Coordenadora |
|---|
| João Pedro Gomes (Coordenador) |
| Maria do Rosário Campos Mira |
| Mariana Sousa e Silva Cabral de Carvalho |
| Membros Integrados e Colaboradores | ||
|---|---|---|
| IP Coimbra | Andreia Filipa Antunes Moura | Integrado |
| IP Coimbra | Eugénia Cristina Peixoto Godinho Lima Devile | Integrado |
| IP Coimbra | João Pedro Oliveira Gomes | Integrado |
| Independente | Marco Paulo Martins | Integrado |
| IP Coimbra | Maria do Rosário Campos Mira | Integrado |
| IP Coimbra | Mariana Sousa e Silva Cabral de Carvalho | Integrado |
| IP Coimbra | Ricardo José Espírito Santo de Melo | Integrado |
| IP Coimbra | Susana Maria Peixoto Godinho Lima | Integrado |
| IP Coimbra | Adília Rita Cabral de Carvalho | Colaborador |
| IP Coimbra | José Luís Pimentel Lavrador | Colaborador |
| Independente | Luiz Rodolfo Simões Alves | Colaborador |
| IP Coimbra | Maria do Rosário Castiço Barbosa de Campos Coelho e Silva | Colaborador |
Economia e Gestão do Turismo. Para o apoio à tomada de decisão, as organizações e as empresas de gestão de destinos necessitam de adotar novos modelos de negócios e princípios de marketing. Esta linha de investigação – com proximidade às outras 5 linhas – baseia-se em 4 eixos principais: desenvolvimento e capitalização de sistemas de apoio à decisão de economia do turismo para políticas públicas e para planeamento de negócios; sistemas eficientes de contabilidade de gestão; contribuições do turismo para a economia circular; e instrumentos operacionais e de marketing estratégico para a competitividade empresarial e dos destinos.
Turismo, Hospitalidade e Restauração. Tópicos a destacar na gestão hoteleira: a gestão de recursos humanos; os efeitos das novas tecnologias nas práticas de inovação e a sua relação com os recursos humanos. Tal como na gestão hoteleira, há dimensões específicas da gastronomia, das artes culinárias e da produção alimentar que precisam ser destacadas. É crucial entender e explorar os nichos nos setores da agroalimentação / food service / food industry que têm o potencial de gerar produtos e serviços novos e inovadores, sustentados numa perspetiva de segurança e saúde.
e-Turismo. Inclui aplicações para gestão de negócios e de destinos turísticos. Questões mais especializadas são também bem-vindas, em muitos tópicos diferentes, como apoiar a gestão de risco, restaurantes locais (e-menu) ou alojamento local (e-booking). Hostels e outros tipos de alojamento estão agora espalhados por todo o país; a contribuição de novos tipos de economia, nomeadamente a economia colaborativa e as respetivas plataformas de TI que criaram uma nova forma de fazer negócios.
Território e Destinos Turísticos. O turismo baseia-se na criação de destinos com atributos reconhecidos e apreciados por pessoas de fora da zona. Apesar deste tema de investigação ter relevância académica, a investigação neste domínio ainda é subdesenvolvida, no que diz respeito, particularmente, às políticas de turismo adotadas pelos governos locais e ao seu impacto no desenvolvimento do turismo local. Por outro lado, para o desenvolvimento de qualquer tipo de turismo existe a necessidade de transportes e de infraestruturas; é importante considerar essas relações e entender como os meios de transporte podem ser combinados para aumentar a procura de um destino.
Planeamento e Gestão de Produtos Turísticos e da Animação. Os recursos turísticos são compreendidos e vividos de maneira muito personalizada. O seu âmbito é diverso e global, de diferentes tipos de interesses culturais à natureza. A prática das atividades de turismo de natureza e aventura merecerá uma atenção especial, não apenas por sua sensibilidade, mas porque a equipa do CiTUR tem tradição e reconhecimento nesses tópicos. O conceito de “animação” deve permitir a autenticidade da experiência e do mercado, entrando no conceito de gestão de lazer.
Turismo, Cultura, Sociedade e Linguagem. O grande grupo das Ciências Sociais e Humanas é um dos mais antigos e mais importantes em termos de atenção e esforços para as questões do turismo. Inclui a dimensão cultural e histórica, a abordagem sociológica e antropológica do turismo e os “produtos turísticos” (por exemplo, cultura e religião, património, literatura, gastronomia e um vasto leque de “novas formas de turismo”). A ética e a responsabilidade social no turismo não são mais temas emergentes, pois ganharam o estatuto de serem considerados campos consolidados de investigação. As práticas linguísticas localmente vividas são uma das principais atrações do turismo e sua mobilidade.