Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Laboratório ROBOCORP

O Laboratório ROBOCORP é um centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e Inovação que agrega investigadores, professores e estudantes da Escola Superior de Educação (ESEC), do Instituto Superior de Engenharia (ISEC) e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), e integra o Instituto de Investigação Aplicada (IIA) do IPC

Linhas de investigação e de prestação de serviços fundamentais do Laboratório ROBOCORP:

  1. Análise e intervenção no movimento humano;
  2. Otimização do comportamento motor e do rendimento desportivo;
  3. Tecnologia, engenharia, sistemas e robótica para a qualidade da vida;
  4. Psicologia do tráfego, mobilidade e segurança no cenário rodoviário.

Áreas técnico-científicas do Laboratório ROBOCORP: 

  1. Motricidade Humana
  2. Matemática Aplicada
  3. Ciências do Desporto
  4. Fisioterapia
  5. Ciências da Saúde
  6. Robótica e Automação
  7. Fatores Humanos e Qualidade de Vida

Financiamento inicial:

Os investigadores do ROBOCORP, predominantemente das áreas das Ciências do Desporto, Robótica e Engenharia, Fisioterapia e Análise do Movimento Humano, obtiveram financiamento comunitário da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC) (Coimbra – Portugal) no quadro do programa Mais Centro, aprovado em Maio de 2014: Contrato (2013-11 to 2015-03) do Programa Mais Centro, da CCDRC e da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, FEDER (CENTRO-07-CT62-FEDER-005012; ID: 64765) no total de 553,133.75€, para aquisição de equipamentos científicos para Laboratório ROBOCORP. A candidatura para financiamento foi submetida por equipa do IPC (coordenada por Rui Mendes, Maria António Castro e Nuno Ferreira) e avaliada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo Ministério da Economia.  

Fundadores:

O grupo fundador do ROBOCORP, reuniu e aprovou os seus estatutos em reunião de 2014-05-23, apesar da sua atividade remontar a 2010, desenvolvendo projetos multidisciplinares nas suas principais linhas de investigação. Três investigações conducentes ao grau de Doutor em Ciências do Desporto (Gonçalo Dias, Pedro Mendes e Filipe Clemente) e uma no âmbito da Engenharia e Robótica (Micael Couceiro) foram enquadradas pelo ROBOCORP, aquando do processo de candidatura a financiamento.

Membros:

Rui Mendes (ESEC)

Maria António Castro (ESTEsC)

Nuno Ferreira (ISEC)

Fátima Pereira da Silva (ESEC)

Fernando Martins (ESEC)

Gonçalo Dias (ESEC)

Pedro Mendes (ESEC)

Os membros do Laboratório ROBOCORP usam a referência “Instituto Politécnico de Coimbra, IIA, ROBOCORP” na sua filiação como autores.

The members of ROBOCORP use the reference “Instituto Politécnico de Coimbra, IIA, ROBOCORP”  in their affiliation as authors.

Objetivos

Objetivos do Laboratório ROBOCORP: 1. Criar, aprofundar e difundir o conhecimento científico em domínios multidisciplinares associados às Ciências e Tecnologias para a Qualidade de Vida; 2. Criar e apoiar iniciativas de formação avançada de recursos humanos e prestar serviços no mesmo domínio; 3. Cooperar com instituições de ensino superior (IES) e instituições de investigação, públicas e privadas, e organizações empresariais ou outras, com objetivos na mesma área, contribuindo para o desenvolvimento da qualidade de vida.

Responsáveis

 Rui Mendes (Diretor)

Maria António Castro

Nuno Ferreira

Ligações úteis

Contactos

Laboratório ROBOCORP

Instituto de Investigação Aplicada - Instituto Politécnico de Coimbra

Emailrobocorp@iia.ipc.pt