Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Projeto HC Tourism

A crescente importância do sector do turismo na economia portuguesa é um dos pilares do crescimento económico do país. Este sector contribuiu para 19,7% do total das exportações em 2014, para 15,7% do PIB português, para 337.000 postos de trabalho (7,4% do emprego total) e contribui direta e indiretamente para um total de 831.500 postos de trabalho ( 18,4% da população portuguesa economicamente ativa) (WTTC, 2016).

Este projeto surge no contexto da criação de um laboratório de investigação, eTourism & amp - Travel Lab, emergindo como um instrumento de mobilização, tanto de professores como de estudantes, no sentido de resolver problemas específicos decorrentes do desígnio e da relevância regional e em estreita colaboração com os agentes regionais e o setor empresarial. Especificamente, este laboratório de turismo visa o desenvolvimento de produtos e destinos turísticos utilizando tecnologias de informação e comunicação. No âmbito desta candidatura, este projecto inicia-se com um primeiro estudo intitulado “Perfil e Tendências do Capital Humano no Sector do Turismo”, sendo o seu principal objectivo identificar, compreender e desenvolver o perfil do capital humano do sector do turismo em Portugal, com o propósito de atender às tendências desta indústria.

O perfil a desenvolver centrar-se-á especificamente nas competências e conhecimentos técnicos identificados por parte do sector empresarial, todos os intervenientes identificados no sector do turismo, proporcionando assim uma relação entre as redes das instituições politécnicas e o sector social e produtivo, facilitando as rotinas de transferência de conhecimento. e recursos humanos qualificados.

Código: 02/SAICT/2016

Domínio Científico Principal: Ciências Sociais

Área Científica Principal: Outras Ciências Sociais

Localização:

Norte: 86,47%
Centro: 13,53%

Responsáveis

Andreia Filipa Antunes Moura (ESEC)

Parceria:

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Instituto Politécnico de Coimbra
Turismo do porto e Norte de Portugal, E.R.

Financiamento

Investimento Elegível: 144.811,55 €

Investimento Elegível IPC: 19.587,20 €