“Limites invisíveis: Educação em ambiente outdoor” é um projeto que pretende implementar Programas de Educação Outdoor – em ambiente natural, tratando-se assim de um complemento à oferta educativa formal para crianças entre os 3 e os 10 anos.
Os programas inerentes ao projeto decorrerem numa área integrada na natureza (Mata Nacional do Choupal), tendo, para tal, sido elaborada uma parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.
Para além das crianças do ensino pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico, o projeto pretende abranger também crianças com NEE e patologias diversas – obesidade, perturbações de hiperatividade, défice de atenção e problemas socio emocionais.
O projeto integra três componentes: Intervenção Educativa (Programas “Casa da Mata”), Consultoria/Formação em Contexto e Investigação.
O Projeto Limites Invisíveis integra as ACADEMIAS GULBENKIAN DO CONHECIMENTO. Estas tem como finalidade distinguir e apoiar financeiramente projetos que se destinem, através do desenvolvimento individual de competências, a preparar crianças e jovens para as mudanças que ocorrem na sociedade.
Em termos gerais, o objetivo primordial do projeto é a promoção de experiências educativas com crianças entre os 3 e os 10 anos, em espaço exteriores, de contacto com a natureza, de forma a desenvolver disposições/competências de aprendizagem e respetivo sucesso académico, adoção de estilos de vida saudáveis e ambientalmente sustentáveis.
Especificamente, alguns pontos cruciais passam por:
– Promoção de competências socio emocionais e cognitivas;
– Promoção do respeito pela diversidade de estilos de aprendizagem;
– Desenvolvimento físico-motor (para contrariar os efeitos do sedentarismo);
– Aquisição de estilos de vida saudáveis e ambientalmente sustentáveis;
– Capacidade para identificar situações de risco;
– Privilegiar uma abordagem integrada de saberes;
– Apoio a literacias desenvolvidas a partir de temas e problemas resultantes da experiência com a natureza;
– Promoção do interesse pela ciência e tecnologia;
– Desenvolver o sentimento de responsabilidade social e ambiental;
Entidades Promotoras – Responsáveis | |
Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação (IPC/ESEC) | |
Universidade de Aveiro – Departamento de Educação (UA/DE) |
Entidade Executora | |
Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola (CASPAE) |
Entidades Parceiras | |
Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola (CASPAE) |
Apoios | |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) | |
Águas do Centro | |
Câmara Municipal de Coimbra | |
FCT- Fundação da Ciência e Tecnologia |
Coordenação Pedagógica e Técnico-Científica | |
Ana Maria Sarmento Coelho (IPC/ESEC) | |
Vera Maria do Vale (IPC/ESEC) | |
Aida Maria Figueiredo Ferreira (UA/DE) | |
Marlene da Rocha Migueis (UA/DE) |
Equipa Técnica | |
Maria Emília Bigotte de Almeida (CASPAE) – Coord. |
Consultoria Externa | |
Vibeke Gjessing (UCS) | |
Ellen Sandseter (QMC) | |
Olav Lysklett (QMC) |