O principal objetivo do Laboratório de Processos Psicossociais é facilitar a atividade de investigação e apoio ao ensino e à formação em projetos e ações que abordem conteúdos específicos das ciências sociais e do comportamento. Permite abordar, entre outros, problemas psicossociais e processos no âmbito de temas relacionados com as relações interpessoais no ambiente social, organizacional ou educacional.
O Laboratório de Processos Psicossociais integra estudos desde 2022, tendo como matriz científica a psicologia social, das organizações e do trabalho baseada em abordagens interdisciplinares associadas à análise do bem-estar em contextos organizacionais e educacionais. Mantém parcerias de investigação nacionais e internacionais, envolvendo nos projetos estudantes de mestrado e investigadores/as-júnior.
Tem como meta contribuir, através da investigação, para a promoção do bem-estar em diferentes ambientes organizacionais integrando projetos que envolvem (1) práticas de recursos humanos (2) estilos de relacionamento no trabalho, (3) alterações nas tarefas, rotinas e procedimentos e (4) impactos do uso da tecnologia nos locais de trabalho.
Com este intuito estão neste momento a decorrer projetos de investigação que envolvem temáticas a caraterização dos contextos de trabalho em diferentes setores identificando a perceção dos trabalhadores sobre as práticas de recursos humanos relativamente a (1) organização do trabalho; cidadania organizacional, pressão para a cidadania organizacional; realização de tarefas ilegítimas e cultura organizacional; (2) Identificação da perceção dos trabalhadores sobre o seu bem-estar no trabalho em diferentes dimensões de que são exemplo: o distanciamento psicológico do trabalho; engagement no trabalho; conflito trabalho família; conflito família-trabalho; fadiga de cidadania e trabalho digno (3) Identificar e caracterizar, em cada contexto estudado, a natureza da relação entre as variáveis de contexto e as diferentes dimensões do bem-estar consideradas.
A divulgação dos atuais projetos de investigação é feita através da publicação dos resultados da investigação em revistas científicas e livros, bem como em conferências internacionais da especialidade.
Equipa Responsável: Prof. Cláudia Andrade e Prof. Paula C. Neves