Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário
Imagem

Alunos de Comunicação Organizacional promoveram campanha solidária a favor da Casa do Gaiato

Sexta, 15 Janeiro, 2021

A turma do primeiro ano de Comunicação Organizacional em regime Pós Laboral, da Escola Superior de Educação de Coimbra, reuniu esforços para contribuir com uma Campanha de Solidariedade em prol da Casa do Gaiato de Coimbra situada em Miranda do Corvo.
No decurso dos trabalhos práticos realizados pelos alunos no âmbito a Unidade Curricular Atelier de Inserção às Práticas Organizacionais, surgiu a apresentação da análise à comunicação organizacional da Casa do Gaiato. Catarina Ferreira, uma das alunas da turma descreveu a instituição:
"O fundador, Padre Américo Monteiro de Aguiar, nasceu em Galegos, concelho de Penafiel, a 23 e outubro de 1887. Inaugurou, em 19 de março de 1932, a Sopa dos Pobres, em Coimbra. Passou a escrever no jornal Correio de Coimbra. A chamada Obra da Rua começou a 7 de janeiro de 1940, ao abrir as portas às 3 primeiras crianças na Casa de Repouso do Gaiato Pobre, situada na Quinta de S. Brás, em Miranda do Corvo. A Obra da Rua, tem como objetivo principal acolher as crianças da rua, abandonadas ou sem família, cuidar delas e velar pela sua educação. Atualmente, acolhe cerca de 40 rapazes, entre os 4 e os 27 anos. Estes rapazes, devem deixar a Casa do Gaiato, quando constituírem uma nova família.
«Obra de rapazes, para rapazes, pelos rapazes» é o lema da Obra que carateriza um método operativo que faz da própria orgânica da instituição uma atividade formativa e docente, a fim de desenvolver nos rapazes o espírito de iniciativa e de responsabilidade. "
Aproveitando o mote natalício, foi lançado pela docente Célia Carrasqueiro o desafio de criar uma Campanha Solidária Casa do Gaiato, na última aula de dezembro e a resposta foi massiva. No dia 13 de Janeiro, foi entregue na Escola Superior de Educação, o fruto de todos os contributos, ao representante da Casa do Gaiato. O sentimento de solidariedade social e de missão cumprida foram as conclusões mais importantes desta última aula, ao ar livre.

‹ Voltar