Curso de Turismo da ESEC renova certificação UNWTO TedQual da Organização Mundial de Turismo

A Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra recebeu a renovação do sistema de certificação da UNWTO TedQual, a atribuição de um selo de qualidade reconhecido mundialmente concedido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) às instituições cujos programas de educação em Turismo correspondem aos padrões de qualidade internacionais exigidos por este organismo.

A renovação da certificação foi decidida na sequência da auditoria realizada em outubro de 2020 e tem validade de 4 anos, até abril de 2025.

O relatório da UNWTO TedQual destaca a experiência e know-how da ESEC na área do Turismo, que a credencia para ampliar a oferta da Escola ao nível do 2.º ciclo e dos cursos de pós-graduação, nomeadamente através do Mestrado em Turismo Interior – Educação para a Sustentabilidade e as Pós-Graduações em Turismo e Gestão Hoteleira e Gestão Integrada de Destinos Turísticos. O curso de Turismo da ESEC iniciou em 1996 e os auditores reconheceram o envolvimento da ESEC na formação em turismo ao longo dos anos, a qual resultou na consolidação de parcerias em rede com entidades relevantes, nacionais e internacionais. A nível nacional, os auditores assinalaram a relação próxima da ESEC com o Turismo de Portugal e as suas escolas de formação profissional, gerando sinergias, complementando assim a teoria com a experiência prática.

De acordo com documento da OMT, o curso de Turismo da ESEC é consistente com a vocação da Escola e o plano de estudos do curso permite aos alunos beneficiarem de oportunidades de desenvolvimento de competências multidisciplinares, resultado da partilha de conhecimentos entre docentes participantes em projetos de investigação, a nível nacional e internacional, da colaboração de professores especialistas internos e externos, das visitas de campo, com especial foco no conhecimento de exemplos de boas práticas, estudos de caso e alunos de diferentes origens.

Para os auditores, a ESEC demonstra empenho no cumprimento do Código Global para a Ética em Turismo [Global Code of Ethics for Tourism (GCET)], tendo alcançado 91,8% de cumprimento dos deveres e boas práticas emanadas no Código adoptado pela OMT.

Atualmente frequentam a licenciatura em Turismo 258 estudantes, 163 no curso diurno e 95 em regime pós-laboral. Recordamos que a licenciatura em Turismo da ESEC foi o curso de Turismo com maior procura na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior nos últimos 3 anos. Em 2020, a ESEC colocou 35 vagas a concurso, para as quais concorreram 291 candidatos. O curso da ESEC destacou-se ainda por ter a nota do último colocado mais elevada em todo o país, em três anos consecutivos, o último estudante colocado em Turismo na ESEC em 2020, através de Concurso Nacional, concorreu com 148,7 valores.