Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário
Imagem

Docente da ESEC participa na apresentação do relatório da OCDE sobre "Estratégia Nacional de Competências"

Sábado, 26 Maio, 2018

O relatório "Estratégia Nacional de Competências" da OCDE, cujo objetivo central é o fortalecimento do sistema de educação e formação de adultos, foi apresentado em maio, no Teatro Thalia em Lisboa. A apresentação do relatório coube a Andreas Schleicher, da OCDE, tendo o mesmo sido comentado por Alison Crabb, da Comissão Europeia.

Dina Soeiro, docente da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra e uma das coordenadoras do projeto Letras Prá Vida, participou no painel moderado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o qual que contou ainda com intervenções de António Figueiredo, da Quartenaire, Francisco Duarte, da Bosch e Luís Rothes, do Instituto Politécnico do Porto.

Dina Soeiro destacou a importância da Educação de Adultos para a vida e não só para a qualificação, integrada numa estratégia de promoção da aprendizagem ao Longo da Vida para todos, incluindo as pessoas mais velhas, trabalhando com e não só para as pessoas, envolvendo todos os agentes locais, autarquias, empresas, instituições de formação, entre outros.

Destacando os passos que Portugal tem dado para impulsionar o seu desempenho educativo, a OCDE evidencia o envelhecimento da população e o trabalho que tem vindo a ser feito para a uniformização de competências entre os jovens com formação e os adultos mais velhos.

Assim, este é o momento de ir mais além: com uma economia que está em curva ascendente, reforçar o sistema de educação e formação de adultos é a chave para criar maior crescimento e “bem-estar para todos”.

Com o apoio da Comissão Europeia, a OCDE tem feito o acompanhamento técnico deste traçar das linhas mestras de uma efetiva Estratégia Nacional de Competências, assumindo que melhorar o nível de qualificações e competências de adultos é fundamental para o crescimento económico e a coesão social do país, envolvendo as “partes interessadas” (administração pública, empresas, instituições de ensino).

Como salienta o relatório, as profundas transformações demográficas e económicas tornam a aprendizagem ao longo da vida mais importante do que nunca.

Este trabalho tem vindo a ser desenvolvido, tendo já a OCDE sublinhado os importantes avanços na educação e formação de adultos para a empregabilidade e para a melhoria das condições de vida das pessoas.

Foto cedida pela ANQEP

‹ Voltar