Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário
Imagem

Docente da ESEC responsável pelo design de dispositivo “COVID-Doors Openers”

Quinta, 19 Novembro, 2020

“COVID-Doors Openers” é o nome do mecanismo para abrir portas sem mãos que vai ser desenvolvido pela Shapetek, empresa de metalomecânica de Pombal, cujo protótipo foi desenvolvido pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra — ISEC com o design criado pelo docente da Escola Superior de Educação de Coimbra, Pedro Bandeira Maia.

Esta parceria tem como objetivo de criar um mecanismo de evitar o contágio de Covid-19, sendo a sua aplicação destinada a edifícios de grande afluência de pessoas, tais como escolas, hospitais, zonas comerciais ou lares de idosos.

O design do produto "é o principal responsável pela parte ergonómica e interação com o utilizador, assim como, toda a parte de desenvolvimento da geometria do mecanismo". Em relação aos materiais utilizados para o desenvolvimento do dispositivo, neste momento, e devido às parcerias estabelecidas, está previsto ser produzido maioritariamente em Aço inox.

Este projeto é um culminar de diferentes fases, com a duração de 9 meses, sendo que ainda se encontra no 5º mês de resolução.

O projeto é liderado pelo docente do ISEC, coordenador do Laboratório de Biomecânica Aplicada, Luís Roseiro que resulta de um consórcio que envolve a empresa Shapetek, o Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos - CENTIMFE, a ESEC e a Lux Casa.

‹ Voltar