Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário
Imagem

ESEC é parceira do projeto de solidariedade intergeracional GerArte

Sexta, 18 Setembro, 2020

A Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra é um dos parceiros do “GerArte”, um Projeto de promoção da solidariedade intergeracional através de práticas de voluntariado jovem, envelhecimento ativo e igualdade de oportunidades na Infância, coordenado pelo CASPAE – Centro de Apoio Social e que conta ainda com a parceria da Associação de Promoção da Baixa de Coimbra.

O Projeto, através do modelo económico reorganizado – economia circular -  promoveu durante os meses de julho e agosto, sessões (à distância e presenciais), dinamizadas por jovens voluntários participantes do Projeto Trampolim E7G junto de idosos que, a partir de desperdícios (tecidos, milho, alfazema), confecionaram almofadas terapêuticas.

Dina Soeiro, docente da ESEC envolvida neste projeto de Solidariedade Intergeracional foi a responsável pela Formação dos voluntários sobre “Intervenção com população sénior" que decorreu à distância no mês de julho. Os voluntários, jovens estudantes participantes do Projeto Trampolim E7G, entre os quais 2 estudantes do IPC, forneceram aos séniores um kit composto por tecidos, moldes, agulhas, linhas e panfleto com instruções das almofadas.

Este projeto Solidariedade Intergeracional considera-se um projeto piloto que diminui a solidão dos séniores participantes e impulsiona a relação intergeracional.

As almofadas podem ser adquiridas em estabelecimentos da Baixa – CooolaBoola, Camponeza e Café Sofia por 3 euros as almofadas pequenas e cinco euros as almofadas grandes. As receitas das vendas destes artigos, serão revertidas na participação gratuita de crianças com necessidades sócio-económicas em atividades promovidas pelo CASPAE durante o período escolar e de férias.

O Projeto contou com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude através da Ação Geração Z que estimula a prática de voluntariado jovem, em diferentes áreas de intervenção.

‹ Voltar