Hypatiamat nas Escolas Básicas de Coimbra

O Hypatiamat é um site que integra diversas aplicações centradas nos conteúdos de Matemática do 1.º ao 9.º ano de escolaridade. Este site foi construído por diversos investigadores da Universidade do Minho, da Universidade de Coimbra e de outras proveniências, surgindo em 2012.

Aliando a Matemática com o gosto e interesse pela tecnologia, são criados momentos significativos de ensino e de aprendizagem. Além do grande objetivo de promover o sucesso nesta área, esta ferramenta delineia outros objetivos, como por exemplo: munir os professores de uma ampla variedade de recursos que incluem os vários domínios da matemática, implicar e capacitar os professores para articularem, com autonomia, os diferentes tipos de recursos pedagógicos, promover a qualidade do ensino e da aprendizagem da matemática com a utilização e integração das novas tecnologias em sala de aula.

Podemos facilmente integrar esta ferramenta nas aulas de matemática pois esta oferece feedback e reforço positivo aos alunos, disponibiliza uma variedade de atividades e materiais, permite o trabalho colaborativo (trabalho a pares ou em grupo mais alargado), estimula a prática do cálculo mental, é entusiasmante para os alunos, ativando a sua concentração e permitindo uma maior autonomia.

[pelos alunos estagiários na Escola Básica do 1º CEB Quinta das Flores, Bruno Fernandes, do 1.º ano do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e Mariana Marrazes, do 1.º ano do Mestrado em Ensino do 1º CEB de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB]

Conhecer o Projeto Hypatiamat » Hypatiamat na ESEC

Notícias sobre o Hypatiamat nas Escolas Básicas

» A multiplicação através da plataforma Hypatiamat (Diana Afonso e e Mónica Silva)

» Hypatia e Tobias ajudaram a conhecer os polígonos (Kristie Pereira e Beatriz Ferreira)

» Plataforma Hypatiamat (Mariana de Castro e Mariana Borges)

» Hypatiamat no Centro Escolar Solum Sul (Joana Silva e Mariana Ventura)

» A plataforma Hypatiamat na EB1 Solum – Coimbra (Ana Sofia Abrantes e Patrícia Bento)

» “Coordenadas” com o HypatiaMat na EB da Solum (Diana Franco e Mariana Simões)

» Introdução à operação aritmética – divisão com recurso ao Hypatiamat na EB1 de Santa Cruz (Ana Gomes e Rita Santos)

» “À descoberta de figuras geométricas” com o Hypatiamat na EB1 do Areeiro (Ângela Escaroupa e Lara Vieira)