Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário
Imagem

Inspiring Alumni - Catarina Coutinho (Comunicação Social)

Sexta, 20 Março, 2020

No meu caso em particular tive uma oportunidade fantástica que o curso e a ESEC me proporcionaram: apresentar todas as semanas um magazine cultural que era emitido na RTP2. A ESECTV foi, sem dúvida, uma grande escola, e deu-me bases importantes para o trabalho que tenho vindo a desenvolver enquanto jornalista.

Catarina Coutinho é licenciada em Comunicação Social pela ESEC e atualmente é jornalista na SIC/SIC Notícias.

 

Pode descrever o seu percurso profissional após a conclusão do curso?

No último semestre da licenciatura fiz o meu estágio curricular. Escolhi fazê-lo na redação de informação da SIC / SIC Notícias, onde depois fiquei a trabalhar. Passado um ano recebi uma proposta de trabalho; consistia em produzir conteúdos para o digital e para a revista Lux, e em lançar a revista Lux Gourmet, sobre restauração e Iifestyle. Aceitei o desafio, porque me iria permitir desenvolver capacidades no digital e porque o projeto Lux Gourmet me iria dar a oportunidade de produzir conteúdos sobre temas que adoro. Um ano depois proporcionou-se regressar à redação de informação da SIC/SIC Notícias. Decidi voltar e é onde trabalho neste momento.

O Curso de Comunicação Social correspondeu às suas expectativas?

Tendo em conta os cursos de Comunicação Social que havia na altura em que me candidatei ao ensino superior achei que o da ESEC era dos mais práticos, e para mim a vertente prática sempre foi muito importante. No entanto, esperava uma formação mais aprofundada em várias áreas.

 Qual a importância que atribui ao curso da ESEC para o seu percurso profissional?

Na minha opinião, no geral a formação académica devia estar muito mais alinhada com aquilo que o mundo do trabalho espera, e exige, de nós. No meu caso em particular tive uma oportunidade fantástica que o curso e a ESEC me proporcionaram: apresentar todas as semanas um magazine cultural que era emitido na RTP2. A ESECTV foi, sem dúvida, uma grande escola, e deu-me bases importantes para o trabalho que tenho vindo a desenvolver enquanto jornalista.

 Quais os momentos/experiências do seu percurso Académico que gostaria de destacar?

Além de alguns colegas que se tornaram grandes amigos, do que de mais importante trouxe comigo do meu percurso académico foi a experiência que tive na ESECTV. Também importantes foram os três anos em que fiz parte da equipa da tvAAC - a secção de televisão da Associação Académica de Coimbra. E não me esqueço que foi por meio do curso de Comunicação Social que consegui estagiar onde sempre quis: a redação de informação da SIC/SIC Notícias.

‹ Voltar