Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário
Imagem

Projeto ARTÉRIA

Quarta, 20 Junho, 2018

A ESEC foi ontem, dia 19 de junho, palco da apresentação de peças desenvolvidas no âmbito do Projeto ARTÉRIA, em colaboração com o grupo Trincheira Teatro e coordenado academicamente pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e artisticamente pelo Teatrão.

Os trabalhos que podem ser contemplados na exposição realizaram-se no âmbito da unidade curricular de Projeto da Licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação.
Esta dinâmica acontece da cooperação de parceiros e colaboradores que representam eles próprios a “imagem” das comunidades em causa, pretendendo abranger um conjunto de cidades da região centro, num esforço conjunto de criação de uma dinâmica cultural regional que tenha um impacto social local.
O projeto propõe a reflexão da forma como a atividade artística pode contribuir para restabelecer as bases da cidadania, da democracia e da sustentabilidade. O objetivo principal prende-se com a integração de múltiplas dimensões, nomeadamente artística, cultural, cívica e académica, articuladas através de uma "plataforma comum".
“Esta plataforma tem como objetivo facilitar uma conceção integrada das questões sociais e culturais do espaço urbano, articulando o conhecimento académico e não académico.” Criando uma rede de instituições e organizações que permita a construção de ferramentas de análise como diagnósticos de necessidades locais, monitorização de impactos e identificação de "políticas urbanas", e o mapeamento cultural de agentes, instituições, e outros projetos de intervenção.

‹ Voltar