Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário
Imagem

Projeto “Coimbra a seus pés” é um dos vencedores do Orçamento Participativo do Município de Coimbra

Quarta, 14 Outubro, 2020

 “Coimbra a seus pés”, projeto apresentado por aluna da Pós-Graduação em Gestão Turística e Hoteleira é um dos 7 projetos vencedores do Orçamento Participativo do Município de Coimbra. Os vencedores da 3ª edição do Orçamento Participativo foram anunciados no decorrer da cerimónia do Dia da Implantação da República Portuguesa, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município de Coimbra.

Andreia Moreira, aluna da 8.ª edição da Pós-Graduação em Gestão Turística e Hoteleira da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, viu o seu projeto "Coimbra a seus pés" ficar em 3.º lugar no âmbito do Orçamento Participativo - Coimbra Participa.

A proposta apresentada ao Município de Coimbra consistiu no desenvolvimento de uma das ideias presentes no seu trabalho académico intitulado de "Coimbra tem mais en(cada)canto!" apresentado à unidade curricular de Projeto Final do curso. Neste trabalho, Andreia Moreira apresentou uma proposta de novos produtos turísticos para a cidade de Coimbra, “à luz dos conceitos de turismo criativo, economia de experiências, storytelling, criação de memórias, cultura intangível”.

“Coimbra a seus pés” consiste num peddy-paper oficial da cidade de Coimbra, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra em parceria com alguns monumentos; restaurantes de cozinha tradicional portuguesa; pastelarias e cafés; lojas de pequeno comércio e de souvenirs; lugares emblemáticos da cidade.

De acordo com a apresentação oficial do Projeto, “os visitantes (nacionais e/ou internacionais) adquiririam o seu mapa/roteiro nos postos aderentes ao projeto e teriam de seguir um percurso orientador (roteiro/mapa específico para o efeito), respondendo a questões curiosas sobre a cultura, história, segredos, lendas da cidade de Coimbra, cujas respostas só encontrariam, quando chegassem aos referidos locais assinalados no roteiro/mapa e entrassem em contacto com os locais/comunidade/espaços”.

Esta foi a terceira edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra e teve como tema “Coimbra 2027: candidatura a Capital Europeia da Cultura”. O Projeto "Coimbra a seus pés" esteve a votação na plataforma Coimbra Participa e alcançou o 3º lugar, o que significa que será um dos projetos a executar pelo Município.

Andreia Moreira manifestou a sua satisfação com este resultado - “Fiquei feliz por ter feito uma aposta que se enquadra naquela máxima do "small is beautiful", na ideia de que as cidades têm uma dimensão humana, porque acredito que, se queremos que as pessoas conheçam esta cidade, temos de ter uma oferta variada para mantê-las interessadas, oferecendo-lhes diversas atividades culturais e não propriamente um único grande evento. Sinto a responsabilidade de mostrar que o "Coimbra a seus pés", além de ser uma proposta que se adequa ao contexto de "Coimbra 2027: candidatura a Capital Europeia da Cultura", tem também todos os ingredientes para vigorar e permanecer como um produto de turismo criativo da cidade”.

Uma conferência com o diretor executivo do projeto "Guimarães, capital europeia da cultura" promovida no âmbito da Pós-Graduação, despertou Andreia Moreira para a candidatura de Coimbra a capital europeia da cultura 2027 por Portugal. “Fiquei logo bastante orgulhosa por saber que o nosso país ia, novamente, poder ter uma cidade a representar a «capital europeia da cultura» e muito empolgada com a ideia de haver a possibilidade de essa capital poder vir a ser Coimbra” refere. Quando soube da abertura da 3ª edição do orçamento participativo cujo tema era precisamente «Coimbra 2027: candidatura a Capital Europeia da Cultura», a sua reação foi de interesse imediato “porque quero fazer parte desta candidatura, quero contribuir para que Coimbra acolha esta menção tão honrosa”.

» Vídeo promocional de "Coimbra a seus pés"

 

» Descrição oficial do projeto

‹ Voltar