A rede eduroam (Education Roaming) é um serviço de mobilidade desenvolvido para a comunidade de ensino e investigação tanto nacional como internacional.
Este serviço garante acesso seguro à internet a estudantes, docentes, investigadores e colaboradores institucionais, através da rede wireless (sem fios) da sua instituição ou de qualquer instituição aderente que estejam a visitar.
Isto significa que quer na sua instituição de origem ou em visita a outras instituições, os utilizadores têm um acesso seguro com o seu login habitual.
Sejam bem-vindos à rede eduroam.
Dispositivos
Para aceder à rede wireless é necessário possuir um dispositivo móvel (smartphone, tablet, computador portátil) com suporte de ligações seguras encriptadas com as normas WPA2 Empresarial / AES.
Credenciais
É igualmente necessário um conjunto de credenciais de acesso a uma instituição de ensino superior aderente ao projeto eduroam. Estas credenciais são o par endereço de e-mail e password fornecidos pela instituição de origem e têm como fim permitir o acesso aos serviços informáticos.
O e-mail segue sempre o formato <nome de utilizador>@<domínio da instituição a que pertence>, e no caso da ESEC, um utilizador terá que colocar <nome de utilizador>@esec.pt.
Depois de verificados os requisitos é necessário configurar o software para poder aceder à rede. Para o efeito, em função Sistema Operativo que tem instalado no seu computador, deverá seguir as instruções nos documentos PDF disponíveis para download:
- Windows 10 (em elaboração)
- Windows 11 (em elaboração)
- Windows 7
- Mac OS X (em elaboração)
- Linux (em elaboração)
- Android (em elaboração)
- iOS (em elaboração)
Em alternativa poderá recorrer ao CIMAV (Centro de Informática e Meios Audiovisuais) da ESEC, onde poderá receber o apoio necessário à utilização deste recurso.
NOTA: Os utilizadores de outras instituições (roamers), deverão adequar as suas configurações de acordo com as indicações técnicas disponibilizadas na sua instituição de origem, devendo para tal consultar os gabinetes de informática dessas mesmas instituições.
A cobertura é de aproximadamente 75% da área da ESEC no seu Pólo I (Rua Dom João III – Solum) e cerca de 70% no seu Pólo II (Rua Luís de Camões – Travessa Teixeira de Pascoais). As principais zonas cobertas são: as salas de aula; o bar e a cantina; auditório e biblioteca.
O CIMAV desenvolve esforços continuados no sentido de melhorar a cobertura da rede, assim como a qualidade da mesma.
1. A gestão da infra-estrutura de rede sem fios e-U da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) é da responsabilidade do Centro de Informática e Meios Audiovisuais.
2. Todo o software cliente instalado, configuração e gestão do mesmo no acesso à rede sem fios é da responsabilidade do utilizador. São também acometidas a este todas as responsabilidades legais sobre a utilização do software e da infra-estrutura de rede.
3. Não é permitida a instalação de equipamentos Wi-Fi, nomeadamente pontos de acesso ou ligações ad-hoc com as normas 802.11x, dentro das instalações da ESEC sem o prévio conhecimento e autorização expressa do CIMAV.
4. Não é permitido o acesso à rede sem fios da ESEC através de outros meios, para além dos equipamentos de acesso (placas wireless) certificadas e aprovadas pela regulamentação em vigor.
5. Outros equipamentos a operarem na banda livre dos 2.4GHz, devem manter os seus efeitos confinados aos espaços de laboratório sob pena de influenciarem o funcionamento normal da rede eduroam.
6. A configuração IP dos computadores clientes da rede sem fios é feita dinamicamente pelo serviço de DHCP, não sendo permitida a sua configuração manual.
Questões frequentes
Antigos alunos da ESEC, podem utilizar wireless na ESEC?
A filosofia da ESEC é o não cancelamento das contas de acesso (login/password) dos antigos alunos, a qualquer um dos recursos informáticos que tinham enquanto alunos da Instituição. Entre estes recursos está incluida a rede wireless.
Quais os dados de acesso a rede?
Só é necessário possuir um e-mail institucional e password. Estes serão fornecidos pela instituição de ensino a que o utilizador pertence.
Posso alterar a minha Password de Acesso?
Sim. Através da recuperação de password do Inforestudante (NONIO)
Se não conseguiu esclarecer as suas duvidas, contacte-nos, para o email: helpdesk@esec.pt