Distinção da FCT para Centros de Investigação com participação da ESEC

A FCT divulgou hoje – 15 de abril – os resultados provisórios da avaliação dos Centros de Investigação, e é com enorme satisfação que a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) anuncia que, entre os Centros onde os nossos investigadores têm maior participação, o InED e o SPRINT alcançaram a distinção de “Muito Bom” e o CITUR obteve “Bom”.

Esses resultados reforçam o percurso sólido da ESEC, que tem vindo a consolidar uma estratégia de crescimento sustentável e de elevada qualidade científica. Graças a este reconhecimento, abrimos caminho para a apresentação de propostas de criação de programas de doutoramento nas áreas de Educação e de Ciências do Desporto, sustentados nas mesmas parcerias que foram determinantes para o êxito do InED – as Escolas Superiores de Educação do Politécnico do Porto e do Politécnico de Viana do Castelo – e do SPRINT – os Politécnicos de Beja, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e a Universidade do Algarve.
A presidência da ESEC reafirma a sua total confiança nestas colaborações interinstitucionais, acreditando veementemente no potencial transformador que surge das sinergias criadas entre as várias entidades.
Por fim, damos os parabéns a todos os investigadores envolvidos, bem como àqueles que coordenaram mais diretamente todo o processo, cujo trabalho e dedicação foram fundamentais para o brilhante desfecho desta avaliação.

De acordo com informação da FCT, as “Unidades de I&D são avaliadas periodicamente, sendo atribuída uma classificação que determina o financiamento para o período plurianual seguinte”.
A avaliação, que é realizada pela FCT, incide sobre as atividades científicas e tecnológicas que as Unidades de I&D desenvolveram entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2023 e ainda sobre os “objetivos, estratégia, plano de atividades e organização” que estas têm previstos para o período 2025 a 2029.
O processo de avaliação foi coordenado na íntegra pela equipa do Departamento de Apoio às Instituições da FCT e incluiu entrevistas remotas e visitas presenciais a todas as unidades em avaliação.

15.04.2025