ESEC assina protocolos de colaboração no âmbito dos cursos de Comunicação Social
A Escola Superior de Educação de Coimbra, assinou esta quarta-feira, dia 26 de março, na sala Alice Gouveia, três protocolos de parceria com três entidades, – jornal digital sinalAberto, Novum Canal e a Orquestra Clássica do Centro (OCC) – com o propósito de desenvolver projetos e atividades conjuntas que fortalecem os laços entre a academia e o setor profissional.
A colaboração entre a ESEC e o sinalAberto permitirá a dinamização de ações conjuntas de interesse público. Abrirá oportunidades para que os estudantes da licenciatura de comunicação social possam interagir com os contextos profissionais, beneficiando da prática direta em ambientes reais de trabalho, o que contribuirá para a sua formação. O sinalAberto, enquanto coletivo de jornalismo de interesse público e independente de quaisquer interesses políticos e económicos, hoje representado por Vitalino José Santos, comprometeu-se a colaborar com a ESEC no desenvolvimento de projetos que promovam a cidadania, o jornalismo ético, a literacia mediática e a educação crítica, através da criação e na divulgação de conteúdos que respondam aos desafios atuais da sociedade.
O Novum Canal estabeleceu este protocolo com o objetivo de reforçar a presença da ESEC na comunidade, promovendo a divulgação de projetos inovadores e incentivando o contacto direto dos estudantes com ambientes profissionais nas áreas do jornalismo, comunicação, multimédia e produção audiovisual.
A parceria entre a Orquestra Clássica do Centro (OCC) foi estabelecida com o objetivo de tornar a ESEC mais ativa na comunidade local, promover a disseminação de projetos criativos e estimular o contacto profissional direto nas áreas da cultura, do jornalismo, da comunicação, do multimédia e da produção audiovisual.
Os protocolos estabelecidos valorizam o papel fundamental dos órgãos de comunicação social na divulgação do conhecimento e no reconhecimento das iniciativas académicas e culturais. As parcerias realizadas nesta manhã visam impulsionar a empregabilidade e a capacitação técnica dos futuros profissionais e contribui, ainda, para uma sociedade mais atenta e conectada com o saber académico.